quarta-feira, 2 de maio de 2012

O atendimento impacta em 30% o faturamento dos restaurantes

Para refletirmos nesta semana, compartilho uma frase publicada no site Empreendemia “Todos tomamos más decisões, a diferença para o sucesso é a forma como  lidamos com elas.”
O atendimento impacta em 30% o faturamento dos restaurantes
Cada vez mais empresas estão compreendendo que podem competir com mais vantagens, distinguindo-se pela qualidade dos serviços, excelência no atendimento e maior satisfação de seus clientes.
Nas últimas semanas venho escrevendo sobre os resultados obtidos em algumas das pesquisas no setor de gastronomia. Hoje, apresento alguns dos resultados de uma pesquisa feita por mim e pela consultora Michele Ghellar da Referenda Consultoria, comprovando e medindo o impacto financeiro do atendimento no desempenho dos negócios da gastronomia. Neste estudo ficou evidenciado o quanto o conhecimento do perfil do cliente e seu comportamento pode orientar o empreendedor e os gestores sobre a importância de investimentos em qualificação dos serviços ao cliente. O aumento do consumo pelos clientes, é comprovado a partir de um melhor atendimento, que deve ser promovido, qualificando e motivando o quadro de pessoal que possui maior contanto com o público, principalmente os garçons. Verificou-se que 33,33% dos entrevistados afirmaram a tendência de aumento de consumo em razão do melhor atendimento, o que pode ser verificado também no aumento do ticket médio dos restaurantes pesquisados. A partir das estimativas realizadas, observou-se que os restaurantes estudados, de tamanhos e propostas diferentes, possuem faturamentos diferentes, podendo ter até R$ 15.000,00 de aumento no faturamento mensal, a partir de ações diferenciadas no atendimento. Comprovou-se que o atendimento é um dos fatores de forte impacto financeiro e deve ser gerido com muito mais atenção pelos gestores de restaurantes.
De um modo geral, as empresas precisam acompanhar melhor a relação existente entre o aumento dos níveis de satisfação, a lealdade dos clientes e o seu faturamento. Conforme observado nas pesquisas, os consumidores mais satisfeitos tendem a aumentar a freqüência em determinado restaurante e o indicam para seus contatos, fazendo comentários positivos, trazendo benefícios múltiplos, tornando o negócio mais lucrativo. Outra informação relevante é o fato de que restaurantes que possuem altos índices de satisfação, como é o caso de um estabelecimento com 94,87% de seus clientes satisfeitos, tem também o maior índice de clientes novos indicados por conhecidos que são freqüentadores e os tornam também clientes satisfeitos e predispostos a indicar outros.
Os benefícios apontados pela fidelização dos clientes são muitos, mas destaca-se que é mais barato manter os clientes atuais e atrair novos através da indicação destes, do que perder clientes e atrair novos repondo-os com promoções, grandes volumes de anúncios, dentre outros. No estudo realizado, o fator atendimento foi mencionado como elemento fidelizador por 58,02% dos entrevistados, ficando evidente a necessidade de ações focadas no desenvolvimento deste ponto pelos restaurantes.
Esperando que estas informações contribuam com o seu trabalho, desejo ótimos negócios!

Leia mais em: www.gestaonegociosecia.blogspot.com e também no ClicRBS – Blogs parceiros – Gestão Negócios & Cia.

Um comentário:

  1. As informações deste artigo são relevantes. Indico um blog que tem informações para restaurantes. http://www.gestaoderestaurantes.com.br/blog/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...